quinta-feira, 19 de Setembro de 2013

Os factos sociais

Relativamente à emigração portuguesa, Sociologia pode, por exemplo, perguntar: Qual é o grau de integração dos emigrantes portugueses nos países de destino?

Relativamente ao consumo, Sociologia interessa-se, por exemplo, pela relação entre o consumo de certos produtos e os grupos e classes sociais a que as pessoas pertencem ou querem pertencer.

Relativamente ao comportamento dos jovens, Sociologia interessa-se, por exemplo, pela relação entre o estilo de vida (tipos de música, maneiras de conviver, hábitos de vestuário, hábitos alimentares, etc.) e os grupos de que o jovem faz parte.

Relativamente à pena de morte, Sociologia interessa-se, por exemplo, pelo modo como a raça pode afectar o resultado dos processos judicias e a condenação ou não à pena capital.

Apesar das diferenças, há algo comum entre todos esses tópicos. O que será?

Em todos eles o que está em causa não são os meros indivíduos, mas, as suas interações, o seu relacionamento enquanto pessoas que vivem em comunidade.

Um sociólogo pode interessar-se e estudar coisas muito diversas, mas têm sempre a ver com esse “relacionamento”. Assim, a dimensão sociológica dos fenómenos sociais é o seu carácter relacional ou interativo.

Émile Durkheim exprimiu essa ideia do seguinte modo:

“Para que exista o facto social é preciso que vários indivíduos tenham misturado as suas ações, e que desta combinação se tenha desprendido um produto novo”.

Émile Durkheim, As Regras do Método Sociológico.

(O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), foi um dos fundadores da Sociologia, que definiu como o estudo dos factos sociais. Um dos seus trabalhos mais célebres foi uma investigação sobre o suicídio.)

Emile Durkheim um dos fundadores da sociologia[1]

2 comentários:

andriely almeida disse...

O sociólogo francês Émile Durkheim foi um dos fundadores da Sociologia, que definiu como o estudo dos factos sociais. Um dos seus trabalhos foi uma investigação sobre o suicídio , e ele dizia ainda , “Para que exista o facto social é preciso que vários indivíduos tenham misturado as suas ações, e que desta combinação se tenha desprendido um produto novo”.

Sara Rocha Moraes Sousa disse...

O fato social é a parte principal da teoria sociológica de Émile Durkheim. Para ele, fato social consiste na maneira de agir, pensar e sentir. Só há fatos sociais onde houver organização definida.Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.