sexta-feira, 5 de Novembro de 2010

O que é a aculturação?

massai-blanche casamento de uma europeia com um massai A aculturação diz respeito às modificações culturais resultantes dos contactos entre pessoas de duas sociedades diferentes. Esses contactos podem consistir em interacções directas, provocadas por conquistas militares, colonização, emigração, actividades missionárias e até turismo. Mas podem também ser contactos indirectos através dos diversos meios de comunicação social (televisão, internet, cinema, jornais, etc.).

A aculturação é um fenómeno social constante, tanto no presente como no passado. As diversas sociedades não são estanques e influenciam-se umas às outras de diversos modos.

A aculturação parece assumir duas formas principais, havendo entre elas diversos graus intermédios.

A aculturação por destruição, quando uma sociedade consegue impor a sua cultura a outra sociedade e a cultura desta desaparece ou se torna residual.

A aculturação por assimilação, quando uma sociedade é influenciada pela cultura de outra sociedade mas não põe de lado a sua própria cultura. Essa influência constitui um enriquecimento, um alargamento do património cultural.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bibliografia:

Demartis, Lucia, Compêndio de Sociologia, Lisboa, Edições 70, 2006.

Pité, Jorge, Dicionário Breve de Sociologia, Lisboa, Editorial Presença, 1997.

aculturação. In Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-11-04].
Disponível na
www: <URL: http://www.infopedia.pt/$aculturacao>.

4 comentários:

Inês Brigas disse...

Professor, se uma familia aceitar livremente mudar todos os seus hábitos para os hábitos de uma outra cultura, continua a ser aculturação por destruição, mesmo que a mudança não seja imposta, certo?

Carlos Pires disse...

Inês:

Sim, mesmo que seja voluntário o que conta é que a cultura inicial é posta de lado.

Anónimo disse...

E se alguem muda de nacionalidade e obter a cultura q la encontra tambem e uma aculturação forcada?

Anónimo disse...

nao entendi muito... estou com algumas duvidas ai vim pesquisar pq vou precisar para a minha prova amanha! mas obrigada otima explicação!